TIVOLI | 100 ANOS NA NOSSA VIDA
Livro Comemorativo

Para assinalar os 100 Anos do Teatro Tivoli, que se comemoraram a 30 de Novembro, a produtora de espectáculos UAU (proprietária do teatro), em parceria com a editora Have a Nice Day, lançaram o livro “Tivoli – 100 Anos na Nossa Vida”, escrito pela jornalista Teresa Ribeiro.
Como o título insinua, mais do que um livro sobre a história da sala de espectáculos que nos anos 20 do século passado foi mandada edificar por Adolfo de Lima Mayer, esta obra foca-se na relação do Tivoli com as pessoas que o frequentaram ao longo do tempo.
Desenhado pelo arquitecto Raul Lino para ser uma sala polivalente, capaz de oferecer todo o tipo de espectáculos, o centenário teatro da avenida serviu os públicos da dança, da música, do teatro e do cinema. Na plateia recebeu figuras de referência da política, das letras e das artes, das várias épocas que atravessou; no palco exibiu estrelas de primeira grandeza, nacionais e internacionais. Nomes maiores da música como Pedro de Freitas Branco, Arthur Rubinstein, Béla Bartok; da dança como Serge Lifar, Maurice Béjart e Alicia Markova; e do teatro como Cacilda Becker, Eunice Munõz e Jacinto Ramos encheram a casa entre os anos 30 e os anos 60. Já para não falar nas estrelas de celulóide, pois durante décadas o Tivoli foi, primeiro que tudo, um cinema, onde passaram muitos filmes que ficaram para a história da sétima arte.
Entre finais dos anos 80 e 90 o Tivoli passou por um período conturbado onde correu até o risco de ser demolido. Mas graças à pressão da opinião pública, esse plano não avançou. O movimento cívico que então se levantou não conseguiu, porém, evitar que parte do edifício tenha sido mutilado para viabilizar a construção de um parque de estacionamento de um hotel.
Em 1998 o Tivoli é classificado como imóvel de interesse público e em 2011 Paulo Dias, fundador da produtora de espectáculos UAU, torna-se seu proprietário. É nas mãos deste empresário teatral que o Tivoli recupera o seu prestígio, voltando a fazer a diferença na oferta cultural da cidade. Em 2015 o Tivoli é classificado como monumento nacional.
O livro sobre os 100 anos do Tivoli levou-nos a percorrer dez décadas e, nessa viagem no tempo, foi possível rever o que a nossa memória já tinha esquecido e descobrir outras narrativas, que se cruzam com as de todos nós e, no conjunto, formam uma imagem que nos é comum: a do charmoso teatro da avenida onde todos, de uma forma ou de outra, já fomos felizes e que testemunhou os acontecimentos do último século.
Editar o livro “Tivoli – 100 Anos na Nossa Vida” é, por tudo isto, falar de identidade e de pertença. Resgatar histórias. Tantas! E as nossas memórias colectivas: sobre o que aconteceu na política, na sociedade, nas sucessivas reformas urbanísticas da cidade e, evidentemente, como tudo isso se traduziu em cultura. Aquela que o Tivoli serviu, e continua a servir, no palco, e a que se respira na rua e convencionámos chamar “o ar do tempo”.

Promotor
UAU e Have a Nice Day
Bilhetes
48€

Entrega gratuita para compras realizadas na Ticketline.pt

Outros Eventos

Ir para o conteúdo