Sons de Liberdade
24 a 26 Abril 2024

Sons de Liberdade – Músicas e Memórias do 25 de Abril no Teatro Tivoli BBVA

No ano em que o icónico Teatro Tivoli BBVA celebra o seu centenário, este emblemático espaço cultural abraça as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril apresentando uma trilogia de concertos singulares que nos remetem para o repertório de artistas que usaram a sua voz para cantar a liberdade, tendo como veículo a interpretação de artistas filhos de um Portugal já sem ditadura.

Sons de Liberdade: três viagens musicais únicas, num palco pleno de música e memória onde JP Simões, Gisela João e B Fachada vão partilhar a sua visão única e original sobre as canções que moldaram a nossa história recente, partilhando a experiência das gerações pós-revolução.

 

VÁRIAS TIPOLOGIAS DE BILHETES DISPONÍVEIS:

Bilhete Diário (24 Abril)

Bilhete Diário (25 Abril)

Bilhete Diário (26 Abril)

Pack 2 Concertos

Pack 3 Concertos

JP SIMÕES CANTA JOSÉ MÁRIO BRANCO (24 ABRIL)

JP Simões canta José Mário Branco” é um disco de homenagem a José Mário Branco, uma das personalidades que mais marcaram a música portuguesa desde a década de 1960, como cantor, autor, compositor, arranjador e produtor musical, e que nos deixou em 2019.

Contando com a preciosa contribuição de Nuno Ferreira (guitarra e voz), Pedro Pinto (contrabaixo), Ruca Rebordão (percussão) e Márcio Pinto (marimba e electrónica), o disco foi editado pela editora Omnichord Records no dia 23 de feve reiro de 2024, ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Como uma transfusão de sangue, creio que comecei a sentir me cada vez mais próximo da música de José Mário Branco à medida que a fui tocando e cantando, sempre que a oportunidade surgia. Como se a espessura ética e poética das suas canções fosse progressiv amente ocupando e fortalecendo um lugar onde antes havia insegurança e incerteza, à medida que as fui cantando e cantando e acreditando cada vez mais no que cantava.

Depois de uma muito considerável quantidade de concertos centrados no seu trabalho, que foram afinando essa proximidade, surgiu um convite para porque não? fazer um registo que lhe fosse inteiramente dedicado. É uma voz agora oportuna e necessária a de J osé Mário Branco? É pungente e transborda beleza e coragem? Sem dúvida. E aqui estamos. E o mais intrigante para mim é lançar um disco onde pela primeira vez sou exclusivamente intérprete das canções de outra pessoa e sentir que é talvez o disco mais íntim o que alguma vez produzi. Cabe me agradecer ao autor este privilégio de me sentir mais completo e menos só, aqui na casa que ele construiu para todos ””.

GISELA JOÃO | GISELA CANTA ABRIL (25 ABRIL)

Desde a sua estreia em 2013, Gisela João tem deixado uma marca indelével no panorama musical português. Ao longo dos anos, lançou vários álbuns de sucesso, “Gisela João” (2013), “Nua” (2016) e “Aurora” (2021), mostrando uma versatilidade notável ao reinventar clássicos do fado e apresentar composições originais.

Com uma carreira pontuada por prémios e reconhecimentos, Gisela João é uma das vozes mais importantes do fado contemporâneo, levando a autenticidade da tradição do fado português a novos patamares de apreciação e reconhecimento global. A sua voz, com um timbre único, ressoa com um poder que transcende fronteiras culturais, conquistando corações para lá dos limites geográficos de Portugal.

No espetáculo inédito “Gisela Canta Abril”, Gisela João junta-se ao guitarrista espanhol Carles Rodenas Martinez, numa colaboração que surgiu entre Valência e Lisboa. Juntos, irão conduzir-nos por um tributo às músicas dos autores e compositores de abril, celebrando os 50 anos do 25 de abril em Portugal. Esta colaboração transfronteiriça promete trazer uma nova dimensão à celebração da música e da liberdade, unindo as ricas tradições musicais de Portugal e Espanha. Uma oportunidade única para mergulhar na profundidade da música portuguesa e celebrar uma parte tão importante da nossa história e cultura.

B FACHADA | ZECA, ZECA E MAIS ZECA! (26 ABRIL)

B Fachada apresentará um concerto especial no Teatro Tivoli BBVA em Lisboa, como parte do festival Sons da Liberdade, marcado para o dia 26 de abril. O espetáculo será dedicado às canções de José Afonso e terá o título “Zeca, Zeca e Mais Zeca!”, e tem como mote  “B Fachada celebra a queda do império e o fim da guerra colonial”.

Ir para o conteúdo