A noite”, confessa Arooj Aftab, “é a minha maior fonte de inspiração”.
Através de tentativa ou intuição ela compreendeu que estes momentos tranquilos de cobertura permitem, de forma única, a cura, o desejo, desejo, abrigo, amor – todos elementos essenciais da vida e do viver, da relação íntima com o outro. Talvez porque a sua escuridão afrouxa as inibições ou convida a novas formas de estar, aliciando todos a saírem do dia tão honestos quanto entraram, a noite dá as boas-vindas ao jogo e à procura. O mesmo acontece com a voz de Aftab, cujo alcance e intensidade complementam a partida do sol. ‘Night Reign’ (Verve, 2024) é um jardim público perfumado de renovação, que desperta os sentidos a cada composição, a cada mudança de frase, a cada modulação.
Afastando-se, embora nunca esquecendo, da dor e da perda que animaram o seu álbum vencedor de um Grammy, Vulture Prince (Verve/New Amsterdam, 2021), Aftab aparece aqui com música original e sob outra forma: como bardo da possibilidade quotidiana, da quietude e do romance que altera a vida. Neste mais recente corpo de trabalho, Aftab conta com a colaboração de nomes como James Francies, Cautious Clay, Kaki King, Maeve Gilchrist, Vijay Iyer, Moor Mother, Joel Ross e Marc Anthony Thompson. Entre a sua bela poesia original, Arooj Aftab canaliza também na sua música os sussurros requintados partilhados entre o poeta urdu Mah Laqa Bai Chanda, separado por séculos, e a guerreira indiana Chand Bibi. A majestade deste trabalho intrépido é a voz de Aftab em ampla conspiração em direção a um mundo irregular mais suave – promissor, até – por tons e contos concebidos com outros.
“Quero fazer música com e para toda a gente”, declara ela com confiança. Night Reign é essa oportunidade e o seu triunfo. A primeira apresentação do novo álbum de Arooj Aftab em Portugal terá lugar no dia 28 de outubro, no Teatro Tivoli BBV. Junte-se e renasça.
(A sinopse do concerto foi baseada num texto da autoria de Shana L. Redmond)
Outros Eventos
Elenco