LOOKING FOR EUROPE

Unidos contra o populismo, com o povo de Lisboa

Uma peça escrita e interpretada pelo escritor e filósofo francês Bernard-Henri Lévy para uma digressão teatral por 20 cidades europeias de março a maio de 2019.

"À procura da Europa" é o monólogo interno de um intelectual escondido num quarto de hotel em Sarajevo, com 90 minutos para compor um importante discurso sobre a Europa. Ele devia começar com a mitologia grega? Com a filosofia alemã? Ou com a forma como a Europa se deparou com a tirania e a miséria totalitárias no último século?

Infelizmente, tudo o que lhe vem à mente são imagens desoladas de um velho continente assolado por ondas de nacionalismo, racismo, xenofobia e anti-semitismo sem precedentes desde a década de 1930. Os "coletes amarelos"... A aliança dos demagogos de direita e de esquerda na Itália... O surgimento de ditaduras não liberais na Europa Central...

Está prestes a admitir o fracasso quando, numa reviravolta poética e espetacular, os fantasmas de Dante, Goethe e Vaclav Havel voltam para sugerir uma saída do labirinto do populismo e assegurar-lhe que o pior não é uma conclusão precipitada.

Uma ode à Europa e uma tentativa de ressuscitar o espírito de Spínoza, dos romancistas do Império Austro-Húngaro, de Lech Walesa e Picasso, Looking for Europe é uma performance itinerante que exige resistência democrática e um renascimento da esperança nas últimas semanas. anterior às eleições europeias de maio de 2019.

Até ao último minuto, em bom estilo elisabetano, o texto de Looking for Europe será reescrito e adaptado para responder à situação política e aos acontecimentos actuais em cada uma das 20 cidades em que é apresentado.

A peça será executada em francês com legendagem em português. 

O filósofo Bernard-Henri Lévy é o autor de quarenta livros, incluindo O Império e os Cinco Reis, A Barbárie com um Rosto Humano e Quem Matou Daniel Pearl? Os seus documentários incluem Peshmerga, O Juramento de Tobruk e Bosna!

Comprometido de sua juventude à luta contra o totalitarismo, e hoje à luta contra a aliança criminosa de Trump e Putin, Lévy oferece essa peça como uma destilação de sua experiência pessoal.

Producer/Promoter

6 de Maio
M/6
21h00
15,00€ a 40,00€ Buy
Producer/Promoter: Quartier Libre Productions SARL
Got it!
This website uses cookies to ensure you get the best possible experience. More info