Teatro Tivoli BBVA - Clássicos na Avenida | Concerto de Outono

Clássicos na Avenida | Concerto de Outono

Concerto de Outono da Orquestra Clássica do Sul apresenta obras de Soeiro, Saint-Saëns e Schubert

O Concerto de Outono, dia 15 de Novembro no Teatro Tivoli BBVA, fecha o ciclo Clássicos na Avenida de 2018. Com direcção do maestro Rui Pinheiro, a Orquestra Clássica do Sul conta com a violoncelista Irene Lima, como solista convidada, e apresenta um programa em duas partes. Na primeira parte, destaque para “Sospirando Silhouettes”, de B. Soeiro (n. 1983), e para o Concerto para Violoncelo n.º1 em Lá menor, Op. 33, de C. Saint-Saëns (1835-1921). A segunda parte é dedicada a F. Shubert (1797-1828), com interpretação da Sinfonia n.º 6 em Dó Maior, D. 589.

Fundada em 2002 como Orquestra do Algarve, torna-se Orquestra Clássica do Sul (OCS) em Setembro de 2013, com o objectivo de garantir uma programação constante e diversificada nas regiões do Algarve, Alentejo, Península de Setúbal e da Andaluzia, em Espanha. 
Composta por músicos de catorze nacionalidades diferentes, seleccionados em concurso público internacional, o seu repertório inclui música de câmara, ópera, Concertos Promenade (destinados às famílias), mas também concertos ligados a outras expressões artísticas, como jazz, fado, dança, literatura. A OCS tem ainda uma forte componente educativa e pedagógica, expressa em workshops e master classes para profissionais mas também para a comunidade escolas. A equipa artística conta com Rui Pinheiro como Maestro Titular, com José Colomé como Jovem Maestro Associado e com Luís Soldado como Compositor Associado. 

Maestro titular da Orquestra Clássica do Sul desde Janeiro de 2015, Rui Pinheiro completou a licenciatura em piano na ESMAE e o mestrado em Artes Musicais da Universidade Nova de Lisboa, seguindo-se a pós-graduação em piano e música de câmara na Academia Ferenc Liszt de Budapeste, o mestrado em Direcção de Orquestra, no Royal College of Music de Londres, onde estudou com Peter Stark e Robin O’Neill. Trabalhou com Jorma Panula e Colin Metters e fez preparação musical com os maestros Sir Roger Norrington, Esa-Pekka Salonen, Vladimir Jurowski, John Wilson, entre outros. 
Entre 2005 e 2008, foi maestro da Orquestra do Conservatório Nacional de Lisboa, seguindo para o Reino Unido onde, entre 2008 e 2012, foi maestro associado da Orquestra Sinfónica de Bournemouth, com a qual dirigiu diversos programas, dos quais se destacam os Hall of Fame e as celebrações do Jubileu da Rainha Elisabeth II, foi director musical do Ensemble Serse, companhia de ópera barroca em instrumentos de época, e fundou o Ensemble Disquiet, dedicado à divulgação da música contemporânea portuguesa. Ainda no Reino Unido, destaque para concertos com a Orquestra da Ópera Nacional de Gales (com Julian Lloyd-Weber) no Festival Internacional de Fishguard (2012), concertos nos festivais Vienna-City of Dreams, da Orquestra Philharmonia, e nos BBC Proms-Plus em directo para a BBC Radio 3 (2009-2010). De regresso a Portugal, dirigiu importantes orquestras como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Clássica da Madeira e Filarmónica das Beiras, em composições de Rachmaninoff, Brahms, Beethoven, Freitas Branco, Stravinsky e Mendelssohn, entre outros. Em ópera, estreou-se no Teatro Nacional de São Carlos com A Filha do Regimento, de Donizetti (2014), seguindo-se a direcção Los Diamantes de la Corona, de Barbieri, numa produção do Teatro de Zarzuela de Madrid (2015). Com a Orquestra Clássica do Sul relevam-se projectos como a integral dos Concertos para Piano de Beethoven, a 4ª Sinfonia de Mahler em parceria com a Universidade de Évora, concertos com Vitorino, Janita Salomé e os Cantadores do Redondo, Carlos Guilherme, Katia Guerreiro, e as produções de Rita, de Donizetti, com a companhia All’Ópera, e Matrioska com a Companhia de Dança do Algarve. 
Entusiasta de música contemporânea trabalhou com compositores como Kenneth Hesketh, Alison Kay, Augusta Read Thomas, Stephen MacNeff, Pedro Faria Gomes, Luís Soldado, Bruno Gil Soeiro, Luís Tinoco, Nuno Côrte-Real, Isabel Soveral, Clotilde Rosa, entre outros, de quem dirigiu diversas estreias mundiais. Dirige regularmente o GMCL–Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. 

Natural de Lisboa, a solista convidada, Irene Lima, iniciou os estudos musicais com Adriana de Vecchi e Fernando Costa na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Estudou em Paris com André Navarra e Philippe Muller. Apresentou-se a solo com orquestra e em formações de câmara em vários países, designadamente Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Itália, Brasil e Macau. Salienta-se a sua actuação com a Orquestra Sinfónica da RTL, com a qual executou o Concerto de Câmara com Violoncelo obligato, de Fernando Lopes Graça, que lhe valeu elogiosa crítica, assim como actuações a solo com a Orquestra Sinfónica de Macau e a Sinfonia de Varsóvia, entre outras. Forma um duo com o pianista João Paulo Santos.
Gravou para a EMI Classics a Sonata para Violoncelo e Piano, de Luís de Freitas Branco, e um disco com obras de Vivaldi, Boccherini e Bréval. É actualmente Primeiro Violoncelo da Orquestra Sinfónica Portuguesa, lugar que ocupou igualmente na Orquestra do Teatro Real de Liège e na Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos. Leciona Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa. Apresenta-se regularmente em diversos festivais internacionais e temporadas de concertos, como o Festival Internacional EUROPAMÚSICA, em Itália, ou a Festa da Música, e com pianistas como Bruno Canino, Tânia Achot, Jorge Moyano, Roberto Arosio, Sónia Rubinsky. Filipe de Sousa e Alexandre Delgado dedicaram-lhe obras para violoncelo solo.

Programa:
Parte I 
B. SOEIRO | Sospirando Silhouettes 
C. SAINT-SAËNS | Concerto para Violoncelo n.º 1 em Lá menor, Op. 33
Parte II 
F. SCHUBERT | Sinfonia n.º 6 em Dó Maior, D. 589
Adagio – Allegro
Andante
Scherzo. Presto – Più lento
Allegro moderato
Solista Irene Lima (violoncelo) 
Maestro Rui Pinheiro 

Producer/Promoter

15 Novembro
M/6
21h30
entre 12,5€ e 25€ Buy
Producer/Promoter: UAU e OCS
Got it!
This website uses cookies to ensure you get the best possible experience. More info